Buscar
  • Daniel Costa

Saiba como uma lavagem incorreta pode trazer prejuízos para o seu carro

Lavar o carro é um hábito que muitos proprietários têm. Contudo, esta atividade de fim de semana pode estar sendo feita de maneira errada. Pior do que isso: você pode estar danificando o seu veículo. Descubra neste artigo como uma lavagem incorreta pode trazer prejuízos para o seu carro.


Exemplos comuns neste sentido são a pintura arranhada e os danos causados ao veniz o qual não possui à cera protetora. Com o passar do tempo, até mesmo o valor do automóvel ficará prejudicado por conta disso. Nos casos mais graves há, inclusive, prejuízos financeiros imediatos. É por isto que devemos ressaltar que a limpeza do seu carro não é uma questão meramente estética. Vejamos, então, quais problemas são causados pela higienização inadequada.



Como uma lavagem incorreta pode trazer prejuízos para o seu carro: entenda os riscos de utilizar pano, água e sabão


O erro mais comum que os donos de carro cometem é lavar o seu veículo com pano, água e sabão comuns. Esta combinação é completamente inadequada, podendo danificar estofado dos bancos, arranhar vidros e danificar a parte externa do automóvel. Alguns proprietários chegam até mesmo a utilizar detergente, um produto extremamente agressivo para a pintura automotiva.


O que acontece é que a sua utilização provoca desgaste na cera protetora que reveste o carro. A pintura fica então suscetível a arranhões e outros danos irreparáveis. Os panos também possuem o mesmo risco, especialmente por facilitarem o atrito entre a superfície do veículo e a sujeira. O ideal é que se utilize apenas microfibra ou poliéster na limpeza biodegradável e jatos de água com shampoo profissionais para as lavagens com água.


Esponjas, produtos para limpeza de vidros e o perigo de lavar um veículo no sol


Igualmente problemáticas são as esponjas. Normalmente, os donos de carro aproveitam os itens de cozinha ou banho. O problema é que eles são abrasivos e podem arranhar a carroceria, assim como os vidros. O correto para esta função é a chamada Luva de Lavagem, que é feita de lã natural ou microfibra. Nos vidros, o erro está também em utilizar materiais para a limpeza de janelas domésticas.


O problema é que estes produtos contêm amônia, substância que danifica vidros e para-brisa. Ainda entre os prejuízos causados por hábitos de limpeza dos proprietários está lavar o carro ao sol. O dano aqui surge porque isso faz com que a água fique marcada na lataria. A situação também pode causar reações que geram manchas difíceis de remover.


Os prejuízos mais comuns da higienização incorreta: manchas e desgaste


Resumindo, como uma lavagem incorreta pode trazer prejuízos para o seu carro, temos manchas, arranhados e desgaste. Em estofado e couro isso tende a gerar prejuízo imediato. Já na lataria os problemas vão se agravando com o passar do tempo. Vale ressaltar que por vezes os lava-jatos de rua e sem estrutura adequada cometem diversos dos erros mencionados. Tenha cuidado, portanto, com o local onde é feita a limpeza do seu carro, o barato pode sair muito caro.


Como fazer a limpeza da forma correta?


A primeira, e mais importante, recomendação é sempre utilizar produtos que sejam próprios para carros ou levar à uma lavagem de procedência com décadas de experiência. Seja ao higienizar a lataria ou vidros. Itens de cozinha ou limpeza doméstica não podem, sob hipótese alguma, entrar em contato com o seu veículo. Em segundo lugar, apenas poliéster, microfibra e lã natural podem ser utilizados para esfregar.


Como vimos, são muitas as atitudes corriqueiras que podem acabar fazendo mal à conservação do veículo. Sabendo como uma lavagem incorreta pode trazer prejuízos para o seu carro, no entanto, é possível evitar a maior parte delas.


Quer mais dicas sobre a melhor forma de higienizar o seu automóvel? Então aproveite para conferir quais são as diferenças entre lavagem tradicional e ecológica.


60 visualizações

© 2019 GREEN CAR - Posto 214 Sul - Brasília / DF

Telefone: (61) 99123-2475

E-mail: contato@biolavagem.com

  • Facebook greencar