Buscar
  • Daniel Costa

Produtos biodegradáveis: Qual a sua importância para o meio ambiente?

Atualizado: 24 de Jan de 2019

Quando pensamos em preservação do meio ambiente naturalmente lembramos o conceito de sustentabilidade. A ideia nada mais é do que “suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”. Temos que cuidar dos impactos que fazermos a natureza hoje, para que ela possa ser desfrutada pelas gerações futuras. Os produtos biodegradáveis são uma parte importante neste processo.


Mudando hábitos para preservar o planeta


O aumento da consciência ambiental pela população deve ser muito comemorado, afinal, quanto mais pessoas com ações responsáveis, melhor para o planeta. A mudança nos hábitos deve começar ainda em pequenas escalas para ir aumentando e ser cada vez mais relevante. Trocar seus produtos convencionais pelos biodegradáveis é um exemplo positivo de promover o bem para todos.


Produtos biodegradáveis têm a sua decomposição mais acelerada através da ação de micro-organismos naturais, presentes no solo e na água. Para que eles sejam produzidos, pouca energia é dispensada no processo, o que também é uma vantagem. Ainda tem como características não serem tóxicos e em sai maioria são duráveis. A intenção é que eles causem o menor impacto possível no meio ambiente.

Os produtos biodegradáveis seguem classificações


A cadeia química dos produtos biodegradáveis é mais simples, produzindo pouco efeito ruim sobre a natureza, ou seja, agredindo menos os ecossistemas. Esta simplicidade de composição leva também a facilidade de quebrar a ligação entre as moléculas e eles serem absorvido mais facilmente.


Na hora de classificar estes produtos, eles podem ser divididos em quatro grandes grupos: tecidos, plásticos, detergentes e desengraxantes. Cada um atendendo a um grupo determinado de usos e necessidades. Depois que são utilizados dentro dos seus fins, eles devem ser descartados com responsabilidade, iniciando o seu processo de decomposição.


A ação dos detergentes biodegradáveis


Os detergentes biodegradáveis são absorvidos na natureza de maneira muito rápida e orgânica, com pouca agressão ao meio ambiente. Todo o seu processo é natural, feito pelas bactérias, muito mais eficiente em comparação com os detergentes convencionais. Isso porque os detergentes comuns criavam uma tensão química na água, tornando sua dispersão muito mais difícil.


Um exemplo do quanto os detergentes convencionais são poluentes é a densa espuma branca que forma sobre a água de rios e lagoas quando eles se acumulam. Esta espuma faz com que a água não respire, que pouco oxigênio chegue até a água, o que leva a diminuição alarmante dos níveis de vida da água, levando à morte de peixes e demais animais que fazem parte do habitat do entorno.


Para a lavagem do seu carro, procure produtos biodegradáveis


Quando olhamos para o mercado de lava-jatos, duas preocupações sustentáveis surgem: a quantidade de água necessária e os produtos químicos utilizados. Existem muitas opções hoje que agridem pouquíssimo ao meio ambiente, e produtos responsáveis que diminuem substancialmente a necessidade de água para a lavagem.


Ao invés de produtos que tenham como base resíduos de petróleo ou polímeros prejudiciais a saúde e a natureza, há disponíveis produtos com base natural na composição. A grande maioria destes detergentes limpadores de carros tem seus compostos de origem vegetal, fazendo com que sejam muito mais eficientes e tenham uma decomposição rápida.


Conheça os serviços e produtos da Green Car, uma empresa especializada em biolavagem para o seu carro. Acesse o nosso site e saiba onde nos encontrar, entre em contato conosco através do e-mail ou telefone, e saiba mais sobre o assunto através do nosso blog.

0 visualização

© 2019 GREEN CAR - Posto 214 Sul - Brasília / DF

Telefone: (61) 99123-2475

E-mail: contato@biolavagem.com

  • Facebook greencar