Buscar
  • Daniel Costa

Qual a importância dos produtos biodegradáveis para a lavagem automotiva?

Atualizado: 24 de Jan de 2019

Com a crise ambiental que afeta nosso planeta há décadas, o homem se viu obrigado a adaptar suas atividades e produtos às opções mais naturais para não poluir e prejudicar o meio ambiente. A sustentabilidade hoje é um assunto recorrente em diversos setores da nossa sociedade, e está sendo cada vez mais aplicada em nosso cotidiano. O simples fato de lavar o carro com produtos não sustentáveis, já apresenta riscos para o nosso ecossistema. Por isso, outras formas de lavagem que utilizam produtos biodegradáveis foram criadas.


Também chamada de lavagem ecológica, a mesma possui diversas alternativas que pregam pela sustentabilidade durante o procedimento. A lavagem a seco é uma delas e está sendo bastante utilizada em postos e lava rápidos. Além desse método, existe também a espuma azul, que não se utiliza de amônia para a limpeza.


Confira, a seguir, como a limpeza com produtos biodegradáveis pode ser positiva para o meio ambiente e também para o seu carro:





Benefícios da lavagem a seco


Mesmo usando uma pequena quantidade de água para a limpeza, esse método sustentável evita o uso demasiado desse recurso tão escasso, diferentemente dos outros modos tradicionais de lavagem. Estima-se que cerca de 300 litros de água são deixados de ser desperdiçados nesse tipo de lavagem nos lava rápidos. São 80 litros da forma convencional contra 200 ml de uma lavagem ecológica.


Com a pequena quantia de água, é necessário usar produtos que façam essa limpeza e não necessitem de enxágue. Na lavagem ecológica, esses produtos são biodegradáveis, ou seja, que se decompõe mais fácil no meio ambiente, não prejudicando tanto o mesmo como os demais modos de limpeza.


Com isso, a parte externa e pneus são limpos com esses produtos biodegradáveis e os vidros são limpos com produtos também ecologicamente corretos, mas que evitam manchas. Algumas pessoas utilizam produtos de PH neutro para isso. Além dos benefícios ao meio ambiente, os produtos biodegradáveis garantem uma maior durabilidade do verniz do carro, protegendo a pintura. Além disso, não realizam a extração do polimento do veículo e da cristalização.


Lavagem com espuma azul


Essa limpeza se caracteriza pelo uso de produtos que não contém amônia em sua composição, o que evita o prejuízo da pintura o ressecamento das mãos de quem está aplicando. No lugar da amônia, que é presente na maioria dos produtos comuns, a espuma azul se utiliza de outros componentes que garantem a eficácia da limpeza. Com isso, além de evitar a contaminação do meio ambiente com esse componente, a espuma azul protege o carro contra danos advindos da lavagem tradicional.


Economia


Apesar de muitas pessoas acharem o método de lavagem tradicional mais barato que a lavagem ecológica, a economia a longo prazo da limpeza sustentável é um grande atrativo. Um kit de limpeza ecológica pode custar em média R$ 100, contendo o produto a ser utilizado e os materiais para a aplicação. Parece caro, porém, é possível aplicar o produto cerca de 200 vezes. Ou seja, a cada lavagem o dono do veículo gasta centavos para realizá-la, o que difere bastante dos preços de uma lavagem convencional, seja feita em casa ou em lava rápidos.


Gostou desse conteúdo? Saiba também sobre o procedimento de lavagem Flying Lap.

0 visualização

© 2019 GREEN CAR - Posto 214 Sul - Brasília / DF

Telefone: (61) 99123-2475

E-mail: contato@biolavagem.com

  • Facebook greencar