Buscar
  • Daniel Costa

Por que a higienização interna automotiva é importante?

Atualizado: 24 de Jan de 2019

Quem tem um carro costuma cuidar muito bem da lavagem, seja em casa ou em estabelecimentos especializados. Afinal, assim é possível garantir que o veículo esteja sempre com um aspecto novo e bem conservado! Mas você tem essa mesma preocupação com a higienização interna? Se não tem, veja a seguir os motivos pelos quais ela é tão importante.


Garantir a saúde dos ocupantes


É isso mesmo: higienizar o automóvel internamente não é essencial apenas para conservá-lo melhor, mas também para preservar a saúde de todas as pessoas que fazem uso dele. Ao longo do tempo, as estruturas internas do carro vão acumulando poeira, ácaros, vírus e bactérias.


Todos esses agentes invasores podem provocar reações alérgicas ou até mesmo outras doenças nos ocupantes do veículo, como asma e bronquite. A higienização remove tanto esses microrganismos quanto as pequenas partículas de poeira e outros tipos de sujeira que podem estimular a sua proliferação, como restos de alimentos, por exemplo.

Por isso, a limpeza interna é uma medida em prol da sua saúde e da sua família.


Prolongar a vida útil das peças


A manutenção constante é a melhor forma de garantir que os componentes internos do veículo tenham um tempo de sobrevida maior. Por meio dela, você evita que os tapetes, bancos, filtro de ar condicionado e outras estruturas precisem ser substituídas rapidamente e, por consequência, faz uma boa economia. Em longo prazo, o custo/benefício de manter uma rotina de higienização interna faz toda a diferença no bolso do proprietário.


Evitar a desvalorização


Se você pensa em trocar de veículo futuramente, tem mais um motivo para se preocupar com a limpeza interna tanto quanto com a externa. Manchas nos bancos ou teto amarelado, por exemplo, são problemas que desvalorizam o carro, fazendo com que ele perca significativamente o seu valor de mercado e tornando a venda mais difícil.

Quem compra um automóvel, mesmo sabendo que ele já foi usado, faz questão de que ele esteja impecável por dentro também. Por isso, esse é um aspecto levado muito em consideração.


Em geral, o processo de desvalorização automotiva é natural, mas a higienização interna é uma das formas de fazer com que ele não seja tão severo.


Posso fazer a higienização interna em casa?


O procedimento varia bastante de acordo com o modelo do veículo. Em alguns casos, por exemplo, é necessário retirar as peças de dentro para que a higienização seja completa. Nessas situações, é melhor contar com um trabalho profissional, porque ao colocar as peças novamente, elas precisam ser bem encaixadas, até para evitar ruídos desconfortáveis.


O que você pode fazer é levar o carro em um estabelecimento apropriado para realizar a limpeza interna a cada seis meses, aproximadamente. E nos intervalos, tenha bons produtos em casa para ir mantendo o interior do veículo devidamente limpo e bem conservado.


Quer saber mais sobre como cuidar e higienizar corretamente o seu automóvel? Então acesse nossos outros artigos e fique por dentro de tudo, inclusive, de formas ecologicamente corretas para manter o veículo novinho sem prejudicar o meio ambiente!

1 visualização

© 2019 GREEN CAR - Posto 214 Sul - Brasília / DF

Telefone: (61) 99123-2475

E-mail: contato@biolavagem.com

  • Facebook greencar