Buscar
  • Daniel Costa

Lavagem X Limpeza: qual a diferença entre os dois?

Em nossa linguagem cotidiana, é muito comum usar os termos "lavagem" e "limpeza" como sinônimos, embora eles não sejam. No caso dos automóveis, eles são usados para descrever processos diferentes de higienização. E, além disso, existem vários tipos de limpeza e lavagem.


É importante não esquecer que o pano de fundo para essas atividades hoje é a ecologia, ou seja, encontrar soluções para usar o mínimo de água possível para executá-las. Devido às experiências recentes de racionamento e falta de água em alguns locais no Brasil, muitos se conscientizaram de que água potável é um recurso natural não-renovável. Por isso, na prática estes conceitos de limpar e lavar podem ser muito mais facilmente confundidos.


Neste texto, vamos ver a diferença entre limpeza e lavagem, por que pode acontecer essa confusão e alguns dos tipos de cada um. Continue lendo.




Limpeza X Lavagem


Olhando no dicionário o significado destas duas palavras, encontramos que "limpar" está associada à retirada de sujeira, principalmente manchas, enquanto que "lavar" é um tipo de limpeza feita sob a ação de um líquido, principalmente água - a primeira ideia a que isso remete seria a de alguém esguichando água à vontade no carro com uma mangueira, o que hoje é cada vez mais desestimulado e condenado, até por que podem ocorrer danos à pintura do veículo.


A limpeza seria uma primeira etapa da higienização do automóvel, para retirar sujeiras mais superficiais e visíveis, e pode ser realizada, com mais frequência, pelo próprio dono. A lavagem, por sua vez, seria a limpeza que persegue as manchas resistentes à primeira limpeza (que já penetraram principalmente nos couros ou tecidos dos bancos, ou no tapete) e as que passam despercebidas. Também elimina microrganismos, e contempla cantos mais difíceis.


Para usar pouca ou nenhuma água, utilizam-se produtos químicos conhecidos como xampus ou flotadores, e assim a água no máximo é necessária para diluir esses produtos. Embora haja tipos de lavagem que usem água, principalmente no interior do carro, porém esguichando-a com compressor ou lavadora móvel em vez de mangueira, e por menos tempo, para reduzir desperdícios.


Vamos ver agora alguns tipos de limpeza e de lavagem.


Tipos de limpeza

- Limpeza ecológica: é também conhecida como lavagem a seco. Usa pano de microfibra ou algodão para espalhar produtos químicos pela lataria.

- Limpeza de motor: o motor é limpo em duas etapas: na primeira, um jato de ar comprimido tira a sujeira mais superficial, principalmente poeira; na segunda, passa-se esponja ou pano com produtos químicos para tirar a sujeira mais impregnada.


Tipos de lavagem

- Lavagem manual: também acontece à base de xampus espalhados com pano, esponja ou luva com pelos, mas conta com lavadora móvel para esguichar água, ou espuma de lavagem.

- Lavagem por baixo: é a lavagem da parte de baixo do carro (chassis), onde se acumula sujeira mais difícil de tirar. Só é possível em oficinas com elevador hidráulico ou canal de acesso.

- Lavagem automática: o carro é inteiramente lavado por máquinas. Ele pode ficar parado ou percorrer um túnel. Como é um processo muito rápido, o dono pode ficar dentro do carro.

Se você está procurando um limpeza, não deixe de conhecer mais sobre o Flying lap. Caso esteja procurando por lavagem, descubra como funciona o procedimento Comb-Out.

3 visualizações

© 2019 GREEN CAR - Posto 214 Sul - Brasília / DF

Telefone: (61) 99123-2475

E-mail: contato@biolavagem.com

  • Facebook greencar