Buscar
  • Daniel Costa

Lavagem a seco de carro: Conheça os mitos e verdades!

Atualizado: 24 de Jan de 2019

A preocupação com a escassez dos recursos naturais não renováveis, como a água, por exemplo, motivou o surgimento de diversas práticas ambientalmente sustentáveis. A lavagem a seco para carros, também conhecida como lavagem ecológica, é um desses serviços essenciais para a economia de água. Segundo estimativas dos profissionais da indústria, uma lavagem tradicional gasta, em média, 400 litros de água, enquanto a lavagem a seco consome no máximo dois litros.


Além de ser boa para o planeta, a lavagem de automóveis a seco também é extremamente eficiente, apesar de muita gente dizer que não é tão eficiente quanto a lavagem tradicional ou que arranha a lataria. A verdade é que existe um desconhecimento muito grande sobre o método seco de limpeza.


Para sanar as dúvidas sobre a lavagem a seco, preparamos o artigo a seguir, separando alguns mitos e verdades sobre a lavagem a seco para carros. Boa leitura!





1 – A lavagem a seco é mais cara do que a lavagem comum.


Meio-termo. Na prática, quando falamos de custo estamos falando de custo-benefício, e, nesse quesito, a lavagem a seco é imbatível. Além da enorme economia de água, os preços de todos os produtos necessários para a lavagem a seco, mesmo que você mesmo faça o serviço em casa, é bem baixo. Em empresas que prestam serviço de lavagem a seco, o preço desse tipo de serviço é, de fato, maior, mas já rivaliza com a lavagem tradicional, o que faz com que o custo seja relativamente menor.


2 – A lavagem a seco não deve ser realizada no sol ou com o carro muito quente.


Verdade. O maior problema é a possibilidade de os produtos utilizados secarem rápido demais. Isso pode causar manchas na pintura, principalmente se quem estiver realizando o serviço não for experiente neste tipo de limpeza ou não estiver usando produtos de qualidade. O ideal é que o serviço de lavagem a seco seja feito em local coberto, à sombra, e com a lataria fria.


3 – A lavagem a seco pode arranhar a pintura do carro.


Mito. Essa é uma ideia motivada pelo senso comum de que se não houver grandes doses de água no processo, o esfregar das flanelas vai arranhar o carro. Entretanto, quem faz a lavagem ecológica com produtos de qualidade e utilizando as técnicas apropriadas consegue limpar o carro sem arranhar a pintura, mesmo em casos de sujeira pesada – o que nos leva ao nosso próximo mito...


4 – A lavagem a seco não serve para carros muito sujos.


Outro mito. Sujeira grudada na lataria assim como lama seca, pode ser amolecida utilizando os produtos apropriados em um pouco mais de água no processo, seguida por um pequeno enxágue em casos mais extremos.


Esse processo é menos efetivo na economia de água, mas é necessário para preservar a integridade da pintura do veículo. Além do mais, a utilização de um pouco de água para amolecer a sujeira é mais econômica do que optar por uma lavagem no método tradicional.


Como vimos, a lavagem a seco é uma excelente alternativa para conservar os veículos limpos de forma eficiente, econômica e sustentável, confira também 4 dicas de como conservar a pintura do seu veículo.

0 visualização

© 2019 GREEN CAR - Posto 214 Sul - Brasília / DF

Telefone: (61) 99123-2475

E-mail: contato@biolavagem.com

  • Facebook greencar