Buscar
  • Daniel Costa

Como a lavagem ecológica contribui com o meio ambiente?

A preocupação ambiental tem sido cada vez mais um norte para as diferentes atividades. No setor automobilístico também, sendo que o resultado disso são os carros elétricos, por exemplo. Outro resultado é a lavagem ecológica, que contribui com o meio ambiente.


Além de ser ecológico, o método pode fazer diferença no bolso. Neste texto vamos falar sobre os benefícios da lavagem e como ela contribui com as causas ambientais.





Falta d’água


Segundo a Organização das Nações Unidas, até 2,7 bilhões de pessoas no mundo poderão sofrer com a seca até 2025. Para mostrar que o problema não está tão longe, é possível lembrar de casos recentes.


Em 2014, parte do Estado de São Paulo sofreu uma das maiores crises hídricas de sua história. Por causa da falta chuva, o Sistema Cantareira, que abastece mais de 8 milhões de pessoas, teve que utilizar o volume morto para cobrir a demanda.


Na Capital Paulista, alguns bairros tinham água somente até por volta das 17h. Nestes locais a distribuição só voltava ao normal na manhã do dia seguinte. A lavagem ecológica surgiu justamente como uma possível resposta a esses problemas.


Preocupação ambiental


Também chamada pelos nomes de ecolavagem e biolavagem, a lavagem ecológica visa o respeito a um elemento central para a vida: a água. A lavagem ecológica surge justamente para tentar mudar a cultura de consumo exagerado de água.


De acordo com o Movimento da Ecolavagem, a limpeza tradicional de carros costuma gastar entre 300 e 500 litros de água. Na ecolavagem é possível gastar somente pouco mais de 300 ml.


Além de poupar água, a biolavagem contribui com a qualidade dos rios. Itens de limpeza, como sabões e detergentes, quando jogados nos ralos e bocas de lobo podem acabar virando poluentes. Como vários deles não são biodegradáveis, a espuma gerada por eles atinge e polui os rios.


Como é feita a lavagem ecológica?


As lavagens, que podem ser feitas em casa, são feitas com produtos de limpeza biodegradáveis e uma flanela. Primeiro, o produto é passado nos pneus, lataria, vidros e até na parte interna. Para lavar a parte de dentro e os vidros, porém, os limpadores são diferentes. Os itens passados no carro fazem toda a sujeira de desprender.

Depois disso, basta utilizar a flanela, ou outro pano, para retirar toda a sujeira.


Benefícios


Os benefícios de se optar pelo método são vários. Além da intensa proteção ao meio ambiente, o dono do carro ainda pode contar com outras vantagens. Caso não quiser comprar os produtos e fazer ele mesmo a limpeza, hoje em dia já existem vários locais especializados ou que possuem profissionais que realizam o serviço.


Além dos benefícios ambientais já citados, estão as principais utilidades da ecolavagem:

+ Diminui o custo da conta de água;

+ Os produtos impermeabilizam e deixam a lataria limpa por um bom tempo;

+ A lavagem pode ser feita em qualquer lugar;

+ O preço da lavagem ecológica chega a ser menor do que a comum nos lava-jatos.


Curtiu nosso texto? Leia sobre a Lavagem Flying Lap, que é realizada com os produtos da Greencar em postos de combustíveis.

3 visualizações

© 2019 GREEN CAR - Posto 214 Sul - Brasília / DF

Telefone: (61) 99123-2475

E-mail: contato@biolavagem.com

  • Facebook greencar