Buscar
  • Daniel Costa

Afinal, quantos litros de água são economizados com a lavagem ecológica para o seu carro?

Atualizado: 24 de Jan de 2019

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), o Brasil tem quase 98 milhões de veículos. Em média, um automóvel compacto é lavado pelo método antigo quatro vezes no mês, no qual gera um total de quase 392 milhões de lavagens por mês. Uma pessoa desperdiça, em média, 45 mil litros de água por ano. Em apenas uma lavagem gastam-se entre 300 e 500 litros.





Em um procedimento simples de meia hora, utilizando uma mangueira semiaberta, já são gastos mais de 200 litros. A Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que o consumo diário suficiente ao ser humano é no máximo de 180 litros. Ou seja, lavar o carro consome mais água do que a própria rotina. É importante os motoristas terem consciência desses dados, para de fato entenderem o grande problema por trás de um simples procedimento.


A economia é uma meta para todos


Subiu para 5% o número de brasileiros adeptos à lavagem ecológica. Isso significa que 4 milhões de brasileiros já utilizam a nova cultura sustentável. São responsáveis por economizar 670 milhões de litros de água todos os meses, porém ainda é pouco. Aumentar esse percentual é uma meta para todos os motoristas, pois manter um automóvel em circulação na cidade é uma responsabilidade social.


Alerta para o uso consciente


Não pode mais ser tolerável a quantidade de água desperdiçada com esse procedimento ultrapassado, sabendo que a situação no planeta se agrava cada vez mais. Pensar em sustentabilidade é perceber que o indivíduo precisa fazer a sua parte para contribuir ao coletivo. As próximas gerações sofrerão ainda mais com a falta de água do que as atuais.


Segundo informações das ONU, a tendência é em 2025 dobrar a quantidade de cidadãos que sofrerão com a escassez. Em setembro de 2018, ambientalistas alertaram sobre a redução dos reservatórios e a possibilidade de uma nova crise hídrica no sistema Cantareira (SP), que entrou em estado de restrição. O crescimento populacional continua, em contrapartida, os recursos hídricos estão prejudicados.


Economia das empresas sustentáveis


Pensando no futuro, os fabricantes dos produtos para lavagem ecológica pensaram em formas para os usuários economizarem na água e no bolso. Com isso, esse novo método mantém o automóvel limpo por um período entre 15 e 20 dias.

Isso significa que não será mais preciso fazer quatro lavagens por mês, pois dura até duas vezes mais do que com água e sabão. Ter um carro é também ficar em alerta à manutenção e a lavagem ecológica precisa ser uma dessas preocupações. Não só com o orçamento, mas também com o meio ambiente.


Benefícios da Lavagem Ecológica para o meio ambiente


São usados apenas 300ml de água e a limpeza pode ser feita em qualquer lugar, por ser prático e rápido. Diferente do método antigo, já que é preciso ter um lugar específico para realizar o serviço. Outro benefício é a não geração de esgoto, contrário da tradicional, que gera em abundância uma água contaminada por produtos químicos que é despejada na rede pública. Em resumo, o resultado é eficiente, não agressivo ao meio ambiente e inovador.


Por isso, se você quiser fazer o bem para o meio ambiente e economizar no bolso, descubra agora quais as funções e como escolher o melhor desengraxante, higienizador, pretinho de pneus e espelhamento veicular para o seu veículo.

23 visualizações

© 2019 GREEN CAR - Posto 214 Sul - Brasília / DF

Telefone: (61) 99123-2475

E-mail: contato@biolavagem.com

  • Facebook greencar