Buscar
  • Daniel Costa

4 passos essenciais para uma boa limpeza automotiva

Atualizado: 24 de Jan de 2019

Enquanto para algumas pessoas a limpeza automotiva representa um hobby prazeroso, para a maioria das pessoas trata-se de uma tarefa longa e um tanto quanto tediosa. O que muita gente não sabe é que a higienização do veículo vai muito além do prazer de vê-lo bonito e cheiroso.

A limpeza regular do automóvel também possui um importante papel na saúde do seu condutor e passageiros, uma vez que o acúmulo de sujeira na parte interna resulta na proliferação de fungos e bactérias, que causam alergias e rinites, entre outros problemas de saúde.

Neste post, nós elencamos 4 passos essenciais que te ajudarão a fazer uma boa limpeza automotiva. Confira!


1. Faça a limpeza automotiva em um ambiente com sombra

O primeiro passo consiste no ambiente onde o veículo será lavado. Um erro muito comum entre os proprietários de carros é executar a limpeza sob o sol.

Além de dificultar a tarefa (pois o veículo estará quente), a exposição solar pode vir a danificar a pintura do veículo. Para evitar que isso aconteça, o ideal é sempre realizar a limpeza automotiva em um local com sombra.


Ainda sobre o risco de danos à pintura, é importante destacar outro ponto: O uso de produtos inadequados para a limpeza pode não só remover o brilho da pintura, como também causar manchas. Sendo assim, produtos comuns como detergente e sabão, por exemplo, devem ser utilizados.


Utilize somente produtos específicos para a limpeza. A dica é investir em produtos automotivos biodegradáveis, que além de cumprir seu papel, são sustentáveis.


2. Siga uma sequência que facilite a eliminação da sujeira

Para que a limpeza seja mais rápida e efetiva, é necessário seguir uma sequência que facilite a eliminação da sujeira, evitando que as partes já lavadas tornem a se sujar durante o processo.


Para isso, deve-se dar início no teto do veículo, seguindo para a dianteira, traseira, laterais, pneus, rodas e por fim, os vidros – isto é, quando eles se encontram apenas embaçados.


Desta forma, você economizará seu tempo e produtos.


3. Aspirar a região interna do veículo garante uma limpeza completa

Conforme explicado no início do artigo, uma boa limpeza automotiva evita a proliferação de fungos e bactérias, responsáveis pelo surgimento de complicações de saúde.


Para fazer uma boa limpeza da parte interna do veículo é necessário não só higienizar os acessórios e tapetes, como também fazer a aspiração. Somente com o uso do aspirador de pó será possível remover os resíduos, especialmente aqueles que se acumulam nos cantos de difícil acesso, como o vão dos bancos. O aspirador ideal é aquele que possui bocal de canto.


O mesmo procedimento deve ser feito no porta-malas, que é uma das áreas que mais sofrem com acúmulo de sujeira.


4. Use os produtos certos para limpar os vidros

Assim como a lataria, os vidros do veículo requerem um cuidado especial. Isso porque ao utilizar um produto ou pano inadequado, o risco de ele sofrer manchas e riscos é grande. Além disso, um produto que não é voltado para limpar vidros o deixará embaçado e com aspecto de sujeira. O ideal é sempre utilizar limpa-vidros e dois panos de microfibra ou flanela (um úmido e outro seco).


A limpeza dos vidros pode ser realizada durante a limpeza das laterais ou após o final de toda a tarefa. Isso irá depender da condição em que ele se encontra.


Acima você conferiu os 4 passos essenciais para uma boa limpeza automotiva. Além de adotá-las, é interessante que a higienização se torne um hábito regular, para que assim a tarefa se torne mais rápida e descomplicada.


Gostou deste artigo? Então confira como o espelhamento automotivo pode transformar o seu veículo.

12 visualizações

© 2019 GREEN CAR - Posto 214 Sul - Brasília / DF

Telefone: (61) 99123-2475

E-mail: contato@biolavagem.com

  • Facebook greencar